-
Arquitetos: Taller ADG; Taller ADG
- Área: 1040 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Grupo Tenerife
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de cinco níveis, além do subsolo, está integrado ao entorno, surgindo de um prédio que está limitado ao norte com um edifício de escritórios em dois níveis, ao sul com uma moradia de dois níveis catalogada pelo INBA e outra residência de cinco pavimentos.
Estudou-se a história da região e os edifícios com valor histórico. É importante destacar que a colônia Roma foi importante no período do Porfirismo, sofrendo inúmeras mudanças sociais. Porém, foi subitamente despovoada após o terremoto de 1985 e agora volta a ter valor como uma excelente localização.
Na fachada foi utilizado mármore travertino assim como em alguns muros perimetrais e fachadas com tratamento paisagístico com espécies suspensas e trepadeiras: jasmim amarela e cissus.
A ideia foi não invadir uma área já por si só eclética, mas sim, voltar a neutralidade e elegância através do mármore e das espécies vegetais para harmonizar com a arborização da rua e residência adjacente.
A parte sustentável do edifício é uma estação de tratamento de águas residuais, um sistema alternativo de águas pluviais, um bicicletário, chuveiros e iluminação de baixo consumo.